14 CASE – Medlab

agosto 10, 2020 | 0 Comments | Sem categoria

Medlab, a Agência Palumbo construindo marca e história!

A Agência Palumbo sempre atendeu muitas empresas da área médica (laboratórios, clínicas, hospitais, etc…) e os trabalhos nesse segmento não paravam de crescer. Dentre algumas contas, lembro-me que atendíamos a DPC Medlab – que pertencia ao grupo Siemens – onde os trabalhos estavam evoluindo com muitos Jobs, quando fui chamado para uma reunião com a diretoria com urgência.
Lá com todos reunidos – cúpula estratégica da companhia – me disseram que a parceria com a Siemens estava sendo desfeita, a empresa continuaria em carreira solo, se chamaria somente MedLab e dentro de um mês teríamos que mudar toda a identidade corporativa – marca, cores, site, anúncios, catálogos, folhetos, identidade da empresa, frota, uniformes, etc, ou seja, “ Sandro, pare tudo que a sua empresa esteja fazendo e se dedique 100% a esta nova identidade da Medlab, pois é muito importante para nós essa mudança com urgência” – disse um dos diretores.
Chego na Palumbo com a incumbência de mudar tudo de uma empresa em um mês. Parece que é muito tempo, mas quem conhece o ritmo de uma agência, sabe que o desafio me tiraria muitas noites de sono.
Só para os leigos entenderem, você primeiro precisa pesquisar sua concorrência, criar uma nova marca totalmente diferenciada, depois “rezar” para a diretoria aprovar sua ideia e conceito sem mudanças (rs). Paralelamente tirar todas as peças que estavam sendo veiculadas, desenvolver um teaser (mistério) dessa mudança de comportamento para todo o mercado ficar na expectativa de algo novo e ainda criar todas as novas peças para o time de vendas trabalharem rapidamente.
Era uma mudança radical onde o desafio, a responsabilidade e a aceitação do mercado precisa acontecer junto com o cliente em uma sincronicidade absurda.
É quase fazer um show do zero para 500 mil pessoas em um mês onde o Renato Russo agora não é mais da Banda Legião Urbana e ninguém sabia da mudança, mas todos precisam comprar a ideia dele ter saído. Vocês me entendem? (rs)
Primeiro todo mundo te pergunta por que mudou? Depois os clientes pensam (achismo) que a empresa está com alguma dificuldade administrativa ou financeira, depois é acalmar um mercado de especulações e lançar marca, cor, filosofia, ….. ou seja, fazer branding em um mês.
Naquela época estávamos ainda na internet discada…(rs) e não existia a facilidade de comunicação online que temos hoje.
Devo confessar que deixei todos os outros clientes da agência sendo tocados pela equipe Palumbo e eu fiquei dedicado 100% na criação, planejamento e ideias de lançamento, ou seja, algumas noites na agência debruçado em caixa de pizza fria, muito café e Coca-Cola só para a realização e finalização desse grande desafio.
Claro que eu fiquei cansado, estressado, sem dormir algumas noites, acabado…(rs), mas no final disso, quando tudo acalma, os ânimos voltam ao normal e o negócio está todo aprovado, a sensação de dever cumprido e de orgulho de ver tudo pronto nas ruas é imensurável. Só quem trabalha na área da criação talvez consiga me entender.
Mas independente dos resultados ou circunstâncias, eu amo de paixão essa profissão e é por isso que deu certo até hoje.
Bom, mas agora preciso ir, pois tenho muitos Jobs para entregar por aqui.
Abraços e até o próximo job, ops,…..case! (rs)

#agenciapalumbo
#retrospectivapalumbo21anos

Comments are closed.